Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Primeiro transplante de útero do mundo.



Médicos na Suécia realizaram o primeiro transplante mundial de útero de mãe para filha, informou uma equipe médica nesta terça-feira (18).
A Universidade de Gotemburgo disse que duas mulheres suecas, ambas na casa dos 30 anos, receberam úteros de suas mães, em cirurgias realizadas em um hospital no oeste da Suécia durante o fim de semana. A identidade das mulheres não foi revelada.
"Mais de 10 cirurgiões, que tinham treinado juntos o procedimento por vários anos, participaram da cirurgia complicada", disse o líder da equipe, Mats Brannstrom, professor de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Gotemburgo.
Uma das mulheres teve seu útero removido há muitos anos devido a um câncer cervical, enquanto a outra nasceu sem útero, explicou a universidade em um comunicado. "Ambas as pacientes que receberam o novo útero estão bem, mas estão cansadas após a cirurgia. As mães que doaram os úteros estão de pé e andando e terão alta do hospital dentro de alguns dias."
A universidade disse que estima que entre 2.000 e 3.000 mulheres em idade fértil só na Suécia eram incapazes de gerar filhos devido à falta de um útero. A equipe médica disse que a qualidade do útero foi controlada pelos ovários e pelos hormônios e, em teoria, um útero pós-menopausa transplantado poderia carregar um bebê.
Uma das duas transplantadas, identificada apenas pelo nome de Anna, disse que sabia que alguns poderiam criticar a operação por razões éticas, mas para ela significava simplesmente restaurar uma função corporal, da qual ela tinha sido privada pelo câncer.
"É uma sensação incrível ser capaz de experimentar isso", disse ela em comentários postados no site do hospital Sahlgrenska, onde as operações foram realizadas sem quaisquer complicações.

Texto retirado na integra do site: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/medicos-na-suecia-realizam-primeiro-transplante-de-utero-de-mae-para-filha.html

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Se levanta meu filho, abra os olhos.



Essa semana uma pessoa que gosto muito perdeu seu filho, foi tudo de uma maneira horrível.
Essa mulher está sofrendo muito, teve até que ser hospitalizada no dia que o filho morreu.
Seu filho já era adulto, essa mãe tem oito filhos e sofreu como se ele fosse o único, provando a teoria que um filho nunca substitui outro. Gostaria de poder dar-lhe um forte abraço, mas nem sequer consegui ligar para ela ainda.
Eu já perdi dois filhos, sei como a dor é intensa, mas posso dizer com toda certeza que perder um filho já nascido é uma dor maior ainda, é algo que parece irreparável dentro de nós.
Esse homem se foi de uma maneira sofrida, brutal, em um acidente de carro, imagino essa mulher olhando seu filho no caixão todo machucado, sem se mover, sem alma em seu corpo. Ouvi uma história de uma outra mulher que durante o velório de seu jovem filho, ela o abraçava e beijava, pedia para que ele abrir os olhos como fazia quando ela o acordava para ir a escola, ela o apertava com tanta força e implorava que se levantasse dali. Ao ouvir essa história fiquei imaginando o quanto essa mãe também pensou em fazer algo parecido, o quanto pediu a Deus que fosse um pesadelo, um engano.
Só consigo pensar em como essa senhora está sofrendo, o quanto ela deve estar se sentindo só e querendo estar com seus outros sete filhos ao seu redor, para que ela possa proteger todos.
Mulher, não sei como te ajudar, não sei o que te falar, tenho pedido muito a Deus por vocês, mas se sinta abraçada... Sei que isso não vai mudar nada, mas saiba que aqui tem pessoas que te ama de verdade e que eu sou uma delas. Tenha força e fé em Deus.