Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mamografia, por favor FAÇAM!!!!


A mamografia é um tipo de rx especial. O que muita gente não sabe é que além das mulheres, os homens também podem desenvolver Câncer na mama.

Através da mamografia é possível se diagnosticar precocemente qualquer alteração nas mamas, podendo ser "percebido" através desse exame até dois anos antes de se tronar palpável. O quanto antes se diagnosticar o problema, maior a chance de vida.

Esse exame não é indicado nos períodos menstruais, por que a mulher está mais sensível e já que a mama será comprimida no aparelho poderá sentir mais dor.

Hoje, existe a mamografia digital, o procedimento é o mesmo, no entanto, na comum as imagens são gravadas em uma fita e depois o radiologista verifica as imagens, e agora com a digital, o especialista visualiza na hora podendo mais mais brilho, contraste entre outras alterações que se faça necessária para uma imagem mais nítida, ou seja, de melhor qualidade.

a mamografia convencional demora de 30 a 60 minutos ficar pronta, correndo o risco de ter que refaze-la por uma má qualidade das imagens, fazendo assim com que a mulher se exponha em uma nova carga de radiação (que é prejudicial a saúde). Já na digital a imagem é gerada após 15 segundos da exposição, a mulher recebe menor número de rx, terá maior qualidade diagnóstica, com menor número de repetições durante o exame.

Mulheres de 50 a 69 anos devem fazer o exame uma vez a cada dois anos, no mínimo. Já quem tem parentes de primeiro grau com caso de câncer de mama, deve iniciar esse exame aos 35 anos.
Câncer de mama é a quinta causa de morte de câncer em geral e causa mais frequente de morte por câncer entre mulheres.

Atenção:
Sinai de câncer pode aparecer através de alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo. Secreção no mamilo também é um sinal de atenção. O sintoma do câncer palpável é o nódulo/ caroço no seio, seguido ou não de dor mamária. Podendo surgir nódulos nas axilas.

Fatores de risco nas mulheres:
Idade a partir dos 50 anos;
Densidade mamaria aumentada na mamografia;
Biopsia mamaria prévia com achado de hiperplasia atípica;
História de câncer de mama em parentes de 1º grau;
História de câncer de ovário na família;
História de mutações nos genes BRCA 1 ou BRCA2;
Exposição a radiação ionizante para tratamento de doenças, sendo o risco maior quando exposta entre 13 e 30 anos.

Texto extraído dos sites:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/04/mamografia-pode-ajudar-detectar-precocemente-cancer-de-mama.html
e
http://www.cancerdemama.com.br/mulher/mamo/mamo.htm

*No primeiro site (do G1- programa bem estar da globo) tem bem mais informações, achei bem completo, coloquei aqui as principais informações.

Façam também o exame de toque corretamente e com frequência.

sábado, 7 de julho de 2012

É hora de Recomeçar!!!!


"Não importa onde você parou... em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível e necessário "recomeçar".
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... É renovar as esperanças na vida e, o mais importante... Acreditar em você de novo... 
Sofreu muito neste período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza de alma...
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoa-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechastes a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido? Era o inicio da tua melhora...
Onde você quer chegar? Ir alto? Sonhe alto...
Queira o melhor do melhor.
Se pensarmos pequeno... coisas pequenas teremos... mas se desejarmos fortemente o melhor e principalmente LUTARMOS pelo melhor... o melhor vai se instalar em nossa vida.
PORQUE SOU DO TAMANHO DAQUILO QUE VEJO, E NÃO DO TAMANHO DA MINHA ALTURA".




Carlos Drummond de Andrade. 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Gravidez Psicológica.



Também conhecido como pseudociese, a gravidez psicológica é rara, ocorre cerca de 1 a cada 20 mil gestações.
Nesse acontecimento a mulher realmente acredita estar gravida, sofrendo alterações psicológicas, sociais e também físicas, como enjoos, escurecimento dos mamilos, ausência de menstruação, crescimento da barriga, mesmo não existindo feto. 
Está ligado a conflitos inconscientes, como por exemplo, o medo ser mãe, ou ao desejo de ser mãe, como mulheres que sofreram suscetivas perdas gestacionais e ou tentativas em vão de engravidar. Problemas psicológicos, sexuais e traumas socioambientais podem influenciar para esse quadro. Há estudiosos do assunto que dizem que este quadro pode indicar a síndrome de ovário policístico, tumores ou câncer do útero e distúrbios ovarianos e hormonais.
Ocorre mais frequentemente com mulheres com baixo nível de instrução, solteira, magras e com profissões que são consideradas intelectuais.
Esse tipo de gravidez também altera o nível de hormônio da mulher, exceto o HCG (hormônio que é constatado através do exame de sangue, onde indica gravidez), porem há um nível bem alo de LH e Prolactina, o aumento desses hormônios é um sinal clínico da pseudociese.
É impossível detectar a mulher que pode sofrer com essa síndrome, na verdade, pode acontecer com qualquer mulher. Sendo assim a mulher que apresenta esse tipo de gravidez, a família tem que ajudar muito, leva-la a um psicologo e buscar a fundo os fatores que estão causando isso, seja ele psicológico ou problemas de saúde mais graves como foi mencionado acima.
Há um caso muito conhecido da mulher chamada Anna O., ela perdera o pai que amava com grande intensidade, essa mulher fazia terapia com o terapeuta Breuer, que a atendia diariamente, ocasionando assim uma chamada transferência positiva, ou seja o amor que sentia pelo seu falecido pai, ela transferiu para Breuer, que também tinha semelhanças físicas com seu pai, e o terapeuta começou a nutrir sentimentos pela paciente, comparando o seu amor por sua mãe. Sua esposa percebendo tudo aquilo sentiu ciumes. O próprio Breuer começou a se sentir ameaçado com a situação e parou de atendê-la, pouco tempo depois Anna O. começou a sentir fortes dores comparadas a de um parto. Breuer acabou com essa condição com a hipnose. Não se sabe ao certo como ela superou, mas acabou se tornando assistente social e feminista, apoiando a educação feminina.
Nesse caso, Anna O., já apresentava transtornos psicológicos, mas é importante ressaltar que qualquer mulher pode sofrer dessa síndrome, não apenas quem já possui uma histórico psicológico.