Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz dia das Mulheres.

    

Hei!
Linda Estrela!

Aquela que faz de simples dias
Dias especiais.

Que ilumina
A profunda escuridão.

Você é a razão da beleza
Do encanto e da magia.

Você é a presença da ternura
Com jeito de atrevida
Ou com rosto de Anjo.

Você é uma estrela
Aos olhos de Deus...

Linda estrela
Repleta de Sabedoria
E compreensão.

Você sabe seduzir
Sabe conquistar...

Sem seu brilho
A beleza não existiria
O encanto não seduziria.

Seus olhos
Hipnotizam a todos a sua volta.

Seu sorriso é a arma
Que acerta o alvo
Chamado Corações,
Que facilmente se torna dona deles.

Porque és um estrela abençoada
Estrela chamada
Mulher.


dia internacional da mulher


(Fabiana Thais Oliveira)




sábado, 3 de março de 2012

DST's e a gestação.



A gravidez não protege a mulher nem o bebê de doenças sexualmente transmissíveis (DST), pelo contrário, na gravidez devido a diminuição da defesa que seu próprio corpo oferece, ela (a gestante) está muito mais sujeita a ser infectada.

Ou seja, se uma pessoa comum já tem "obrigação" de se proteger de possíveis DST's, uma mulher grávida então deve tomar muito mais cuidado, pois além de cuidar de sua saúde, ela precisa cuidar de uma vida que ainda é muito frágil, isso sem falar que uma mulher grávida não pode tomar qualquer tipo de remédio por causa de seu bebê, então diagnosticado uma doença, o tratamento será muito mais complicado.

Sabendo que muitas DST's tem sintomas que por vezes são silenciosos, ou seja, não apresentam sintomas ou sinais, enfim nenhum tipo de manifestação, a mulher tem que manter um acompanhamento pré-natal muito correto, sem faltar as consultas e relatando ao médico qualquer ocorrido.

Uma gestante que adquire alguma DST pode ter como consequências, tanto na gestação, quanto na sua saúde após a gravidez: ruptura da placenta, doença inflamatória pélvica (DIP), hepatite crônica, câncer do colo do útero, infertilidade, etc.

A gravida infectada pode transmitir para seu bebê algumas dessas doenças durante a gestação (como o HIV e o treponema), no parto (como gonorreia, clamídia, herpes, etc) ou depois do nascimento (como por exemplo na amamentação ser passado o vírus HIV).

As consequências para o bebê pode ser: conjuntivite, pneumonia, sepsis neonatal, cegueira, surdez, meningite, hepatite, baixo peso ao nascer, ou levar até mesmo a morte (natimorto), etc.

O ministério da saúde recomenda que sejam feitos pelos menos dois testes de HIV e de sífilis durante o pré-natal.

A melhor maneira da mulher evitar se contaminar (seja ela grávida ou não) é ter relação duradoura, mutuamente monogâmica, com parceiro sadio e usar camisinha.

As camisinhas quando usadas de maneira correta são muito eficazes na prevenção do HIV, e reduzem o risco de transmissão de gonorreia e das vaginites ou uretrites não gonocócicas (infecção por clamídia, trichomonas, etc.). Se a área infectante estiver protegida com a camisinha, também é eficaz para a prevenção de herpes genital, sífilis e cancro mole.

Também existe o HPV (mencionado em texto anteriores nesse blog). Na presença de lesões ativas do herpes genital, uma cesariana pode ser indicado pelo seu médico para que assim o bebê possa ser protegido do contato com a ferida.

O mais importante, vamos nos precaver desse tipo de doenças, já o controle está em nossas mãos e as explicações são disponíveis para quem quiser.


Esse texto teve como base o site: http://www.dst.com.br/gravidez.htm.