Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

HPV

90% dos casos de câncer no colo do útero (o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres) estão relacionados ao HPV (doença sexualmente transmissível), e quase 40 % dos casos de câncer de pênis estão relacionados à mesma doença, apesar do vírus ser mais perigoso para mulheres, é muito importante que o homem também seja vacinado, pois não haverá transmissão no ato sexual.  80% da população sexualmente ativa já teve contato com esse vírus.

A transmissão do vírus acontece por contato direto à pele infectada. Também há estudos que mostram a presença rara do vírus na pele, na laringe e no esôfago.
Também é possível pegar o vírus através de roupas intimas e toalhas de banho, o microorganismo é capaz de sobreviver até uma semana em contato com essas peças por exemplo. Porém se essa peça for lavada com água e sabão ele desaparece.

O papanicolau é um exame muito importante para todas que possuem vida sexual ativa, ele examina o canal cervical e intróito vaginal examinando e colhendo material para detecção de doenças, normalmente se faz uma vez por ano, esse exame não dói, porque o colo do útero não possui nervos e o exame não passa do colo.O HPV também pode ser detectado por outro exame parecido com o papanicolau, se chama captura hibrida, porém esse exame, diferente do papanicolau o SUS não fornece.

Existem dois tipos de vacinas contra o HPV, porém nenhuma delas protege contra todas as variações (existem 200 tipos de HPV), por isso o exame preventivo deve ser feito em mulheres vacinadas. Essa vacina é dada em três doses, porém a rede pública não cede, ela custa cerca de R$ 1.000,00, antes do inicio da vida sexual essa vacina se torna 100% eficaz.

Não há problemas se a mulher tomou a vacina e descobriu que está grávida, pois a vacina não é composta do vírus, e sim um “medicamento” que protege o colo do útero, no entanto as mulheres que já sabem que estão grávidas, é recomendado que se espere a gestação acabar.

Mulheres que estão infectadas podem engravidar normalmente, durante o pré-natal é importante que comunique o médico, o bebê só será contaminado se na hora do parto (parto normal) a mulher estiver com uma ferida e o bebê passar e tiver contato com ela (que é muito difícil de acontecer), caso contrário, não haverá problema. O bebê fica dentro do útero e a ferida fica localizada no colo do útero.

80% das pessoas destroem o vírus naturalmente após 5 anos.

HPV valendo (Foto: Arte/G1)


Informações retiradas do programa bem estar e pelo endereço:  http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/hpv-causa-90-dos-casos-de-cancer-de-colo-de-utero.html

Nenhum comentário: